autoseguros

Como escolher o melhor seguro para o seu carro?

O melhor seguro para o seu carro é aquele que possui as melhores condições comerciais para o perfil do cliente considerando o uso do veículo, coberturas e assistências escolhidas. 

O chamado “perfil” combina os dados do cliente (como idade, profissão, estado civil e CEP de pernoite) com os dados de uso (se é veículo particular, de coleção, táxi,  transporte por aplicativos e se é usado ou não para o locomoção ao trabalho) e essa combinação de fatores gera uma pontuação que é combinada com os dados do veículo e de bônus precificando o prêmio do seguro. 

Por isso que é muito comum dois carros iguais e comprados por dois vizinhos da mesma rua possuírem valores muito diferentes de prêmio de seguro. O mesmo vale para o mesmo carro orçado em dois lugares diferentes. Adiante detalhamos uma apólice de seguro e todas as opções de contratação. 

Coberturas para o veículo segurado

Todo seguro de automóvel começa pela escolha da cobertura do veículo segurado.

Felizmente, o mercado vem evoluindo, adicionando mais tecnologia e opções de cobertura permitindo aos clientes que montem um seguro cada vez mais de acordo com as suas necessidades.

Estimamos que 80% dos veículos possuam cobertura compreensiva para o veículo segurado. Como o próprio nome sugere, ela garante cobertura para colisão, abalroamento, capotagem ou derrapagem; queda sobre o veículo de objeto externo; dano causado pela carga transportada; dano causado quando o veículo estiver sendo transportado; ato danoso praticado por terceiros; alagamento, enchente e inundação; ressaca, vendaval, granizo e terremoto; raio; incêndio ou explosão; roubo ou furto total ou parcial (partes).

car on fire

Os outros 20% estão segurados com apólices com coberturas menos abrangente e aqui há algumas opções a serem consideradas, como:

Roubo e Furto

Roubo, Furto e Perda Total por Colisão

Colisão e Incêndio

Colisão, incêndio, Roubo e Furto

Ou ainda, há casos onde o segurado opte pelo seguro popular, com todas as coberturas reduzidas ou até casos onde ele opte por segurar o veículo apenas para os danos à terceiros.

Coberturas Adicionais

Com a cobertura básica, há uma infinidade de outras coberturas que podem ser adicionadas à apólice para garantir um período de vigência mais tranquilo e livre de aborrecimentos. Essas coberturas procuram adaptar o seguro aos mais diversos usos que as pessoas fazem de seus veículos em nosso país.

Vidros

vidro parabrisa quebrado

A cobertura de vidros garante os danos ocorridos aos parabrisas, vidros, faróis e retrovisores contra àqueles acidentes mais corriqueiros, como por exemplo, os pedriscos que atingem os parabrisas na estrada ou acidentes com os retrovisores nas grandes avenidas.

Blindagem

A falta de segurança de algumas cidades tem levado os consumidores às lojas e blindadoras em busca de uma maior proteção para seus veículos. Os veículos recebem reforços balísticos nos vidros, latarias e pneus protegendo seus ocupantes contra os impactos dos mais variados tipos de projéteis e armas de fogo.

Então, essa cobertura estende os mesmos termos das apólices aos donos de veículo blindado.

Kit-gás

Os veículos que rodam muito podem ser equipados com um kit que os permitem abastecer com gás natural veicular, o GNV. Esse combustível rende mais que o etanol e a gasolina e custa menos na hora do abastecimento. Por isso é a escolha natural de motoristas profissionais país afora e essa adaptação também possui cobertura securitária.

Lucros Cessantes

Há motoristas profissionais que dependem do veículo para garantir o seu sustento e o de suas famílias. São caminhoneiros, taxistas, motoristas por aplicativo, transportadores de carga e muitos outros.

Para esses profissionais há a opção de contratação de uma cobertura adicional de lucros cessantes que garante a produção e a renda do veículo durante o período que ele esteja recebendo atendimento em função de sinistro.

Extensão de Perímetro

Inúmeros veículos cruzam as fronteiras do nosso país todos os dias e a extensão de perímetro garante os mesmos termos da apólice no exterior.

mapa america do sul

Valor de Novo

Essa é uma cobertura adicional muito interessante para aqueles que compraram um carro zero quilômetro recentemente. Ela garante ao segurado o reembolso do valor pago, de acordo com a nota fiscal, para que adquira um veículo igual ao sinistrado.

Coberturas para terceiros (RCF-V - Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos)

Uma vez escolhidas as coberturas para o veículo e as adicionais, é hora de escolhermos as coberturas voltadas aos terceiros que fazem parte das nossas atividades e dia-a-dia.

Danos Corporais

A cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa para Danos Corporais garante, até o limite contratado, os danos físicos causados aos terceiros em caso de acidente. Essa cobertura é aplicada em casos de acidentes com vítimas e atropelamentos.

Essa cobertura é acionada após o DPVAT. Assim, o valor real de cobertura disponível para danos é a indenização paga pelo DPVAT somado ao valor contratado na apólice.

Danos Materiais

Já a cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa para Danos Materiais garante, até o limite contratado, os danos materiais causados aos terceiros em caso de sinistro. Ela é aplicada na reparação dos outros veículos e eventuais bens dos terceiros.

Essa cobertura é aplicada para cobrir os danos aos veículos de terceiros envolvidos em acidente, assim como, os postes e placas do poder público, muros e árvores de particulares, entre outros tantos bens de terceiros envolvidas em um acidente.

Danos Morais

Essa cobertura ampara ofensas contra princípios e a moral do segurado independente dos danos corporais e materiais apurados em um acidente.

APP - Acidente Pessoal aos Passageiros

Essa cobertura garante danos contra os passageiros dos veículos em caso de acidentes.

Assistências

Por fim, precisamos escolher quais assistências iremos incluir em seu contrato de seguro. São as assistências que nos socorrem nos pequenos perrengues do dia-a-dia: um pneu furado, uma bateria arriada, a chave que quebrou dentro do tambor, até coisas mais complexas como instalação de varal, limpezas de caixa d’água e tantas outras.